sábado, 2 de julho de 2011

Produção de bioagas solução ambiental na regiao sul

Produção de Biogás é solução para o meio ambiente no Sul: Gerador B4T-4000-LE
Créditos: DivulgaçãoMais uma solução de biocombustível volta a surgir com força total: O Biogás. Para quem não sabe é o gás obtido através de biodigestores, ou estações de tratamento de dejetos de criações animais. Esta alternativa tem agregado vantagens para o pequeno produtor, como baixo investimento e lucro alto, e também ajudado e muito na conservação do meio ambiente. Além do Biogás, no processo que dura de 30 a 35 dias nos biodigestores, os resíduos podem ser usados como fertilizantes (chorume), sem problema de mau odor, o qual se perde durante o processo. Esta tem sido a melhor forma para o manejo dos dejetos, antes lançados na natureza.



Fazendas do sul do Brasil estão aderindo à tecnologia de extração do biogás, o que pode ser considerado um avanço para a conservação do meio-ambiente, já que o metano presente em 60% do biogás representa um risco 21 vezes maior que o gás carbônico no aquecimento global.

Para viabilizar a implantação dos biodigestores, empresas de grande porte, estão investindo em fazendas, com a intenção de serem beneficiadas pelos créditos de carbono que ganham através da construção de cada biodigestor. É uma troca: o suinocultor precisa dar um destino aos dejetos para não poluir e a empresa necessita dos créditos de carbono. Além de já ter destino certo para os dejetos, através do biodigestor, o suinocultor pode utilizar o biogás para a produção de energia barata e abundante. Em Santa Catarina, onde está a maior concentração de produção suína, 5,5 milhões de cabeças, projetos de grandes empresas como Sadia e Perdigão, investem na construção de biodigestores em fazendas de suinocultores, e com a captação do Biogás negocia os créditos de carbono junto a ONU.

Uma iniciativa pioneira em favor do biogás, foi da Companhia Branco Motores, que investiu na produção de geradores e bombas de água de pequeno porte que são acionados com a queima do biogás. Isso tornou possível para o pequeno produtor gerar a própria energia elétrica e também irrigar a plantação com combustível barato, já que a quantidade de biogás que cada motor usa é mínima. Cada porco é capaz de gerar 0,30 m3/dia, de biogás. Para acionar um dos motores por 10 horas seriam necessários 67 porcos para produzir 20 m3 de biogás.

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), de 34 milhões de cabeças espalhadas por todo o país, a maior concentração fica na região Sul (34,21%), onde têm sido maior investimento de empresas em biodigestores.

BRANCO MOTORES

Fabricante de motores desde 1952, a Companhia Branco Motores tornou-se referência da indústria brasileira. Nos anos 90, a empresa passou a atuar nos setores de componentes eletro-eletrônicos, motopeças, ferramentaria, fundição, serviços e agropecuária. Em 1991, constituiu a primeira joint-venture do Mercosul, com o Grupo Zanella, da Argentina, para a fabricação de motores destinados a ciclomotores.

Hoje, a Companhia Branco Motores produz linhas completas com uso em geradores, motobombas, hidrolavadoras, motocultivadores, motovibradores cortadores de grama e motores de popa. Atualmente, a empresa conta com quatro mil revendedores e 750 pontos de assistência técnica e constitui um dos maiores sistemas de serviços pós-venda do país. Com fabricação, comercialização e distribuição de 32 mil motores por ano para o mercado nacional, as três linhas da empresa: motores a gasolina dois tempos, quatro tempos e diesel e agora Biogás e Biodiesel que representam mais de cem produtos, ampliando as opções de oferta ao mercado.

Para mais informações, acesse: www.branco.com.br.

FONTE

Comunicare – Soluções Integradas de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Companhia Branco Motores – Holding
Telefone: (41) 3013 5018
E-mail: contato@comunicareagencia.com.br

LAUDO RUIDO AMBIENTAL

Este laudo foi realizado nos setores da   BRF Londrina Central de Distribuição, localizada na Av. Saul Elkind   cidade industrial s/n sa...