quinta-feira, 30 de novembro de 2017

sucesso aos novos conselheiros para bienio 2018/2019 consemma londrina

Desejo aos conselheiros eleitos para bienio 2018/2019 sucesso e luz nas suas decisões , que trabalhem mesmo para ajudar o nosso meio ambiente de londrina , problemas e o que mais existe e soluções também, sejam legalistas e humanistas tambem espero deste novo conselho e que as camaras tecnicas continuem sempre atuante deste conselho , nao fiquem com medo de nada a sua decisão e que vale com lucidez e legalidade. parabens a todos que passaram pelo consemma desde de sua criação pois cada um ajudou a cidade e meio ambiente.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

ODS -17 objetivos de desenvolvimento sustentavel

 setembro de 2015, líderes dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram um plano global de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de melhorar os indicadores econômicos, sociais e ambientais para as próximas gerações.
Este marco da comunidade mundial é resultante de um processo que foi iniciado com o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Rio+20, realizada em junho de 2012 no Brasil. Agora, os países da ONU assinaram a Agenda 2030, composta pelos 17 ODSs e 169 metas que devem ser alcançadas até o ano de 2030, levando os países a alcançar o desenvolvimento sustentável.

Eliminar todas as formas de pobreza no mundo

No mundo atual, há cerca de 836 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza. Estima-se que uma em cada cinco pessoas nos países em desenvolvimento tenha menos que 1,25 dólar por dia para viver. As principais vítimas dessa pobreza extrema são as crianças.

Acabar com a fome

Melhorar a qualidade nutricional, promover a agricultura sustentável e alcançar a segurança alimentar em todo o planeta. A ONU aponta que cerca de 12,9% da população dos países em desenvolvimento é subnutrida. Na Ásia, dois terços da população passam fome, enquanto na África Subsaariana uma em cada quatro pessoas está subnutrida. Mais de 3 milhões de crianças abaixo de cinco anos de idade morre em consequência da desnutrição.

Garantir a vida saudável e bem-estar à população

Mais de 6 milhões de crianças morrem todos os anos em consequência da desnutrição e de doenças que poderiam ser evitadas com as vacinas, como o sarampo. A mortalidade materna também é alta, principalmente na Ásia Oriental, Sul da Ásia e Norte da África.

Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade

Promover a aprendizagem em todas as fases da vida. Embora a situação venha melhorando, ainda há mais de 50 milhões de crianças fora da escola, principalmente em países marcados por conflitos civis e extrema pobreza.

Assegurar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino

Em países asiáticos e africanos, as meninas ainda não têm 100% de acesso à escola primária e secundária. O espaço no mercado de trabalho e nas esferas de poder, principalmente nos países em desenvolvimento, ainda apresentam restrições para mulheres.

Garantir a gestão sustentável

Consiste em levar abastecimento de água e saneamento ambiental a todos. Atualmente, cerca de 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso ao saneamento básico. Além disso, mais de cinco mil crianças morrem diariamente por conta da falta de água potável e saneamento básico.

Acesso à energia a todos


A energia deve chegar à população de forma sustentável e a preço compatível com as condições econômicas de todos. Mais de 1,3 bilhão de pessoas do mundo vivem sem eletricidade. Onde o acesso é garantido, a energia renovável corresponde a apenas 15% das fontes utilizadas nos países desenvolvidos.

Crescimento sustentável, emprego pleno e trabalho digno para todos

O desemprego aumenta ano a ano em todo o mundo, afetando principalmente homens jovens e mulheres. São necessários mais de 470 milhões de empregos até 2030 para absorver a demanda de mão de obra.

Industrialização sustentável e inclusiva

Mais de 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica; 2,5 bilhões vivem sem saneamento básico e 1,5 milhão não utilizam serviço de telefonia. A limitação da infraestrutura afeta a produtividade das empresas. Cada posto de trabalho gerado pelo setor industrial resulta em mais dois empregos em outros segmentos.

Diminuir a desigualdade entre os países e dentro deles

Nos países em desenvolvimento, a desigualdade de renda cresceu cerca de 11%. Isto mantém altas as taxas de mortalidade infantil e materna.

Cidades sustentáveis, inclusivas e mais seguras

Até 2030, estima-se que cerca de 60% da população mundial viverá em zonas urbanas. Mas o número de favelas e assentamentos irregulares continua a crescer, assim como os problemas ambientais, desemprego, a violência e a criminalidade. Tudo isso exige respostas rápidas do poder público e da sociedade.

Melhorar o padrão de produção e promover o consumo sustentável

Mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas no lixo todos os dias. Até 2050, a população mundial chegará a 9,6 bilhões de pessoas, dificultando ainda mais a vida de todos, que sofrerão com a escassez de recursos naturais para sustentar tanta gente.

Combater as causas da mudança climática

A emissão de gases do efeito estufa continua alta. Em consequência, temos a elevação da temperatura do planeta, derretimento das geleiras, aumento do nível do mar. Esse cenário é um grande desafio para todas as nações.

Preservar os recursos marinhos

Mais de 3 bilhões de pessoas encontram nos oceanos a fonte primária de alimentos e, por isso, é necessário promover o uso sustentável dos mares e oceanos. Vale destacar que a indústria da pesca marinha gera mais de 200 milhões de empregos diretos e indiretos.

Preservar, recuperar e garantir o uso sustentável de ecossistemas

Conservar as florestas, impedir o avanço da desertificação e a redução da biodiversidade. Mais de 13 milhões de hectares de florestas são devastados todos os anos. Isto prejudica a vida de mais de 1,6 bilhão de pessoas que dependem das florestas para sobreviver.

Promover a paz, acesso à justiça e instituições inclusivas e eficazes

O número de refugiados continua aumentando. A corrupção e evasão fiscal causam prejuízos na ordem de 1,26 trilhão de dólares aos países em desenvolvimento.

Promover a parceria mundial

Este objetivo visa assegurar o desenvolvimento sustentável em todo o planeta. Em 2014, a Assistência Oficial ao Desenvolvimento conseguiu levantar mais de 135 bilhões de dólares para suas ações. Na mesma época, 79% de produtos oriundos de países em desenvolvimento ingressaram no mercado das nações desenvolvidas, no sistema duty-free.

CHORUME

Definição (o que é)

Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

Problemas gerados

O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).

Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.

Soluções para chorume 

transformação em adubo , em biogas, em agua para fins industrias.

Necrochorume

Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

RECICLAGEM SIMBOLOS E SIGLAS

Simbolos De Reciclagem
O símbolo internacional da reciclagem tem formato triangular e é composto por três setas dispostas em sentido horário. O seu significado é o processo de reciclagem.
Cada seta representa uma fase desse processo: a fabricação do produto, a utilização desse mesmo produto e, finalmente, a sua reutilização.

Papel

Azul é a cor utilizada no símbolo da reciclagem do papel.
Simbolos De Reciclagem

Vidro

Verde é a cor utilizada quando o tipo de material reciclado é feito de vidro.
Simbolos De Reciclagem

Metal

O amarelo, por sua vez, é a cor utilizada no símbolo da reciclagem do metal.
Simbolos De Reciclagem

Plástico

Simbolos De Reciclagem
Pelo fato de existirem vários tipos de plástico, há outros símbolos do plástico que contêm um número no seu interior, de acordo com a sua tipologia.
O número 1, por exemplo, corresponde ao tipo PET (o plástico usado na fabricação das garrafas de refrigerante).
Simbolos De Reciclagem
Na sequência, há os seguintes tipos de plástico:
  • PEAD (frascos de produtos de limpeza, por exemplo) é indicado pelo número 2.
  • PVC (brinquedos, por exemplo) é indicado pelo número 3.
  • PEBD (embalagens de leite, por exemplo) é indicado pelo número 4.
  • PP (copos plásticos, por exemplo) é indicado pelo número 5.
  • PS (bandejas, por exemplo) é indicado pelo número 6.
Existe, ainda, um com o número 7. Esse indica "outros" e nele são considerados os resíduos fabricados por vários tipos de plástico ou acrílico.

Alumínio

No símbolo de reciclagem do alumínio são utilizadas apenas duas setas em formato circular. Dentro dele constam as iniciais do alumínio.
Essa diferença acontece em virtude de o processo de reciclagem dos resíduos desse elemento ser diferente dos demais.
Simbolos De Reciclagem

Aço

O símbolo de reciclagem do aço, por sua vez, também é diferente. Neste, as setas não são utilizadas.
Simbolos De Reciclagem

efeito climáticos afetam ursos polares

Turistas avistaram grupo de cerca de 200 animais na ilha russa de Wrangel. Cientistas dizem que, com menos presas, ursos estão passando mais tempo em terra firme e se aproximando perigosamente de zonas habitadas por humanos.

Foto de 19 de setembro mostra grupo de ursos polares se alimentando

 de uma baleia na costa da ilha russa de Wrangel

 (Foto: Max Stephenson/Family Handout/AFP)

Os turistas que admiravam de um barco de passageiros as paisagens geladas do Ártico russo acreditaram ter visto, em um primeiro momento, vários pequenos blocos de gelo nas margens. Mas na verdade se tratava de cerca de 200 ursos polares em pleno banquete, devorando uma baleia.
"Todos ficamos atônitos", conta Alexandre Gruzdev, diretor da reserva natural da ilha de Wrangel, no extremo oriente russo, onde aconteceu este encontro "único", segundo ele, neste outono.
Os ursos polares estavam reunidos na beira da água para desmembrar o esqueleto de uma baleia arrastada pelas ondas. O grupo estava formado por várias famílias, incluindo duas mães seguidas cada uma por quatro filhotes, algo que raramente pode ser visto, diz Gruzdev à AFP.
Embora um espetáculo como este possa fascinar os turistas, para os cientistas ilustra as consequências do aquecimento global, que transforma o habitat natural dos animais, aumenta a concorrência pelos alimentos e os aproxima de zonas habitadas.
As mudanças climáticas provocam um degelo prematuro e levam as populações de ursos polares a passarem mais tempo em terra firme e a se aproximarem cada vez mais dos povoados, o que é perigoso.
Após o degelo, os ursos polares costumam descansar, entre agosto e novembro, na ilha de Wrangel, no mar de Chukchi (nordeste da Sibéria), antes de retomar a caça de focas. Além disso, a ilha é considerada a principal zona do Ártico em que as fêmeas dão à luz.
Menos presas
"Uma baleia representa um verdadeiro presente para eles: dezenas de toneladas" de alimento, o suficiente para vários meses, indica Gruzdev.
Cada vez mais ursos vão à ilha de Wrangel, onde passam em média um mês a mais do que faziam há 20 anos, por culpa do degelo, segundo Eric Regehr, especialista da Universidade de Washington.
Este outono, os observadores registraram 589 ursos, um número "anormalmente alto" e mais que o dobro das estimações anteriores, alertou Regehr.
Segundo ele, a população de ursos polares do mar de Chukchi, compartilhado pela Rússia e pelos Estados Unidos, continua "em bom estado de saúde".
Mas isso poderia mudar se o tempo que passam em terra firme continuar aumentando, porque, embora existam algumas fontes de alimentação - como bois-almiscarados, roedores e ervas - nada pode substituir o aporte energético das focas, essencial para a sobrevivência dos ursos polares.
"A questão é saber a partir de quando a população começará a sentir os efeitos negativos" do tempo cada vez mais longo em terra firme, adverte o cientista. "Não temos a resposta, mas esse limite será alcançado" em algum momento, afirma.
Foto de 19 de setembro mostra grupo de ursos polares se alimentando de uma baleia na costa da ilha russa de Wrangel (Foto: Max Stephenson/Family Handout/AFP)
Foto de 19 de setembro mostra grupo de ursos polares se alimentando de uma baleia na costa da ilha russa de Wrangel (Foto: Max Stephenson/Family Handout/AFP)
Um urso na janela
"São animais engenhosos e capazes de se adaptar, mas o número de ursos polares que temos atualmente no Ártico não pode se manter 100% em terra", avisa Regehr.
Segundo o cientista, a visão de 200 ursos polares reunidos é um sinal do que nos espera no futuro: mais ursos passando menos tempo no mar e com menos presas marinhas ao seu alcance.
Uma situação que origina um conflito inevitável entre os ursos e os humanos.
Desde meados de outubro, os ursos polares se aproximam perigosamente ao povoado de Ryrkaipi, em terra firme e a 200 km da ilha de Wrangel, perto de um local muito frequentado pelas morsas.
Este ano, alguns esqueletos de morsa chegaram flutuando até o povoado e atraíram os ursos. Um deles "quebrou a janela de uma casa", indica Viktor Nikiforov, especialista e coordenador do centro russo de mamíferos marinhos.
A localidade, de cerca de 600 habitantes, entrou em alerta, proibiu as crianças de irem à pé à escola e cancelou alguns atos públicos, antes de afastar os esqueletos do povoado com guindastes.
"A concentração de humanos e animais na mesma zona aumenta e há conflitos", aponta Nikiforov. "Com as transformações que ocorrem na natureza, devemos nos preocupar".

fonte folha do meio ambiente


dia do tecnico de segurança do trabalho 27 nov

 A todos os TST deste país , que tenha muita prosperidade nos seus objetivos, e que DEUS continue nos iluminando, sempre renovando a nossas forças e acrescentando em nós inteligência, entendimento e sabedoria para que possamos continuar sendo ótimos Profissionais Prevencionistas.

CONSEMMA LONDRINA


O CONSEMMA e constituito  corpo de conselheiros é formado por 30 membros (titulares e suplentes), representantes do poder público dos entes federal, estadual e municipal, e da sociedade civil organizada, contendo representantes das entidades de Ensino e Pesquisa; dos Conselhos de Classe e Associações; do Setor Produtivo; das ONG's Ambientalistas; e  dos Movimentos Sociais.
O CONSEMMA é constituído pelas seguintes câmaras técnicas temáticas: Agenda 21, Biodiversidade, Câmara Jurídica, Educação Ambiental, Fundo Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Qualquer cidadão pode participar do Conselho e suas Câmaras Técnicas. Sintam-se convidados/as e encorajados/as a atuarem em prol da conservação e da preservação do meio ambiente!
As reuniões do CONSEMMA são realizadas na última segunda-feira de cada mês, às 17 horas, no Centro de Educação Ambiental do Parque Arthur Thomas, na Rua da Natureza, 155, Jardim Pizza - Londrina/PR ou no auditorio da pml 2 andar ( centro civico).
Todo cidadão tem direito a voz em qualquer reunião do consemma e também pode participar de  camara tecnicas se desejar como membro, a coordenação das camara técnicas somente conselheiro titular.
Na falta de um titular de um segmento o suplente que estiver no dia da reunião será o titular daquele segmento..
DICA quem quizer ser conselheiro do segmento ve o segmento que ele deseja participar para proxima gfestão e sugiro participar das reuniões ou de camaras tecnicas como cidadão , ai saberá do funcionamento e do processo das reuniões, visitas , multas a ser julgadas, mas sempre lembrando durante este periodo so tera direito a voz não a voz e voto.

LAUDO RUIDO AMBIENTAL

Este laudo foi realizado nos setores da   BRF Londrina Central de Distribuição, localizada na Av. Saul Elkind   cidade industrial s/n sa...