quinta-feira, 24 de maio de 2018

curso via ead voluntariado defesa civil

Defesa Civil abre inscrições para curso de voluntário

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil abriu nesta quarta-feira (23) as inscrições para o 1º Curso de Voluntários da Defesa Civil Estadual. O curso é gratuito e as aulas serão online por meio do site do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. As inscrições encerram em 30 de maio e são apenas 300 vagas disponíveis.

O curso na modalidade EAD (Ensino a Distância) vai abranger técnicas e noções básicas de defesa civil, primeiros socorros, combate a incêndio e preparo de abrigos para o caso de desastres naturais, como enchentes e inundações. Serão quatro módulos, totalizando 20 horas-aula. Para participar o interessado deve se cadastrar como voluntário da Defesa Civil no Estado. Acesse o cadastro.

“O curso foi elaborado para atender as principais demandas de Defesa Civil e motivar os voluntários a participar cada vez mais das atividades da coordenadoria e compartilhar conteúdo com outras pessoas”, afirmou o responsável pelo corpo de voluntários da coordenadoria, soldado Dilveis da Silva Lambaret.

As aulas começam em 4 de junho e vão até 1º de julho de 2018. A cada módulo o aluno será avaliado. “Só poderá seguir para o módulo seguinte aquele que atingir a nota mínima em cada avaliação”, explicou o soldado. Todos os alunos receberão certificado de participação.

O site para se inscrever no curso o link é http://www.ensino.ceped.pr.gov.br/cursos/ver/50-voluntarios2018

VOLUNTÁRIOS - A Defesa Civil do Estado conta com 1.444 voluntários cadastrados que são convocados em casos de desastres para auxiliar os profissionais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e do Corpo de Bombeiro na triagem de donativos e organização de abrigos, por exemplo. “Os voluntários não têm obrigação de atender à convocação, vai da consciência e da disponibilidade de cada um na hora em que são chamados”, explicou Lambaret.
Fonte: Agência Estadual de Notícias

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Londrina selecionada para ter duas salas verdes mma

Londrina está entre as 243 entidades que estão aptas a se tornarem Salas Verdes com a chancela do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O resultado da chamada pública dos selecionados foi divulgado na última sexta-feira (18). Segundo o Departamento de Educação Ambiental do MMA o número pode subir, já que ainda há entidades com pendências de documentação. Até o momento, no total, já são 553 instituições em todo o país habilitadas pelo projeto.
As salas Verdes são espaços de múltiplas potencialidades, como disponibilizar acesso e democratizar as informações, desenvolver atividades de educação ambiental, incluindo palestras, cursos e oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas de conscientização. Podem ter Salas Verdes as secretarias municipais de Ambiente e Educação, unidades de conservação, organizações governamentais e não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público.
O espaço físico, equipe, equipamentos e demais recursos são de responsabilidade da entidade selecionada e, em contrapartida, o Ministério chancela as atividades educacionais, divulga as ações voltadas para o projeto e oferece formação a distância e materiais educativos em formato digital.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Cristina da Silva Borba, a Sala Verde será implantada no Centro de Educação Ambiental (CEI), localizado no Parque Arthur Thomas.  “Nossa intenção é democratizar as informações relacionadas à educação ambiental. Além de ser um espaço para as pessoas buscarem informações, queremos desenvolver diversas atividades, como cursos, palestras, reuniões e eventos, voltados para esta temática, além de contar com uma biblioteca, livros e outras informações relacionadas à educação ambiental”, contou.
Cristina destacou ainda que a Sala Verde é mais um atrativo educacional. “As atividades desenvolvidas no Parque despertam maior valorização, parcerias e fortalecimento da democratização ambiental no Município”, frisou. Segundo ela, a Sema vai aguardar os apontamentos do Ministério do Meio Ambiente para dar sequência ao projeto.
A chancela do MMA tem vigência a partir da data de publicação dos resultados da seleção, por tempo indeterminado, desde que apresentados, anualmente e quando solicitados, dados e relatórios referentes às atividades realizadas pelas Salas Verdes chanceladas. O projeto Salas Verdes foi instituído no ano 2000, com o objetivo de atender às demandas de inúmeras instituições que buscavam no Ministério do Meio Ambiente publicações para subsidiar suas ações de Educação Ambiental.

LAUDO RUIDO AMBIENTAL

Este laudo foi realizado nos setores da   BRF Londrina Central de Distribuição, localizada na Av. Saul Elkind   cidade industrial s/n sa...