sexta-feira, 20 de julho de 2018

arvore da solução de alimentos e despoluir rios

Se tem uma árvore que você deveria plantar no seu quintal é a moringa. Pelo menos, é o que garantem pesquisadores de todo o mundo. Alvo de estudos em várias partes do planeta, a espécie, originária da Ásia e da África, é apontada como promessa para o combate à fome.

Por quê? Simples! A planta possui alto valor nutritivo. Mesmo! Pesquisas comprovam que a moringa possui:
– sete vezes mais vitamina C do que a laranja;
– quatro vezes mais vitamina A do que a cenoura;
– quatro vezes mais cálcio do que o leite de vaca;
– três vezes mais ferro do que o espinafre;
– e três vezes mais potássio do que a banana.
Ficou impressionado? Pois tem mais: a planta ainda tem, em sua composição, aminoácidos essenciais (aqueles que precisamos ingerir, porque o corpo humano não produz) e possui propriedades medicinais – que podem curar de dor de estômago a malária.
A moringa é tão poderosa que está conseguindo afastar o fantasma da subnutrição do sul da Etiópia. E não é só isso! A planta ainda é capaz de despoluir a água. Segundo testes de laboratório feitos por pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, a espécie pode remover até 99% dos resíduos presentes na água.
O segredo está na semente, que contém óleo e proteínas especiais e, quando triturada, gera um pó com propriedades capazes de atrair argila, sedimentos e bactérias. Demais, não? O poder da natureza é, mesmo, impressionante.
E aí? Está esperando o que para plantar uma moringa no quintal de casa?
Foto: Books for Life/Creative Commons

ja tivemos algo igual aqui troca de reciclado por alimento

O Acre existe SIM – e está dando um banho de sustentabilidade nos demais Estados do país. A região acaba de ganhar o primeiro supermercado brasileiro em que é possível comprar comida com lixo reciclável.
Isso porque o estabelecimento, batizado de TrocTroc oferece aos clientes a possibilidade de trocar PETs, latas de alumínio e lacres de garrafas plásticas por qualquer produto vendido no mercado.
Cada quilo de material reciclável vale R$ 0,50 em compras. Caso o cliente traga os resíduos já limpos e amassados, facilitando sua reciclagem, o valor do bônus tem acréscimo de 20%.
Nas prateleiras, artigos como frutas, grãos, legumes e verduras – tudo produzido localmente, a fim de valorizar os produtores rurais da região.
Aliás, não são só eles que estão sendo empoderados com a iniciativa. O TrocTroc foi idealizado por Marcelo Valadão, presidente da House of Indians Foundation – uma entidade internacional que luta pelo respeito e preservação da cultura indígena e que, não por acaso, deixou o supermercado aos cuidados de membros da tribo Ashaninka, a fim de fomentar a economia local e valorizar seus costumes de troca.
Já pensou quantas pessoas Brasil afora que, atualmente, estão em situação de vulnerabilidade – como moradores de rua – poderiam ser ajudadas, caso a moda do supermercado TrocTroc pegasse?
em Londrina na gestão do prefeito e radialista Homero Barbosa Neto Já teve, mas outra formaai
link abaixo do jornal união

curiosidades sobre lixo

Alguns fatos interessantes e tristes sobre o lixo que você talvez não sabia.
1. A palavra lixo veio do latim “lix”, que significa “cinza”.
2. Entre 2003 e 2013, a população brasileira aumentou 9,65%, mas a quantidade de lixo cresceu 21%.
3. No período entre 2003 e 2012, a quantidade lixo produzido por cada brasileiro em um único dia subiu de 955 gramas para 1,23 quilos.
4. A região que mais produz lixo é a Nordeste. Enquanto um morador da região sul produz 900 gramas por dia, um da nordeste produz 1,3 quilos.
5.O estado que menos produz lixo é Roraima, na região Norte, com uma média 870 gramas ao dia por morador. O que mais produz é São Paulo, no Sudeste, com cerca de 1,38 quilos.
6. Com 18 mil toneladas diárias, São Paulo é a capital que produz maior quantidade de lixo. A que produz maior quantidade por habitante é o Rio de Janeiro, com 1,86 quilos por dia.
7. Como tem pode aquisitivo mais alto do que os brasileiros, os norte-americanos produzem diariamente 2,3 quilos de lixo.
8. A quantidade de lixo produzida diariamente pelos brasileiros é suficiente para encher 1.160 aviões cargueiros 747.
9. O equivalente a 168 estádios do Maracanã cheios, essa é a quantidade de lixo descartado inadequadamente – em áreas a céu aberto e lixões sem nenhum preparo para receber dejetos - no Brasil somente no ano de 2012.
10. Dos 64 milhões de toneladas de lixo produzido pelos brasileiros, 24 milhões foram enviados para locais inadequados.
11. Mais de 50% das cidades – 54%, para ser exato - depositam seus resíduos em locais considerados inadequados.
12. A região com a maior destinação inadequada é a Norte, seguida pelo Nordeste e Centro-Oeste. Nos estados da região Norte, apenas 14,8% do lixo tem destinação apropriada.
13. O Brasil joga todos os anos 26 milhões de toneladas de alimentos no lixo. Isso saciaria a fome de pelo menos 13 milhões de pessoas.
14. Acredite se quiser, mas apenas 39% da produção agrícola brasileira vai parar no prato da população. O restante se perde no caminho (no transporte, armazenagem, indústria etc).
15. A quantidade total de lixo reciclável no Brasil é de 45%, mas a de lixo “realmente” reciclado não passa de 3%.
16. Mais de 80% do lixo eletrônico dos países ricos é enviado para países em desenvolvimento. Detalhe: mais de 70% desse lixo vai parar na China.
17. Os maiores produtores de lixo do mundo são, pela ordem: Estados Unidos, China, Brasil, Japão e Rússia. Sozinho, os Estados Unidos produzem 226 milhões de toneladas anuais.
18. O maior exportador mundial de lixo são os Estados Unidos. O lixo produzido pelos norte-americanos é exportador para 152 países.
19. A China é o maior comprador mundial. Sozinho, o país compra 10 mil toneladas de lixo.

ponta do iceberg na sema londrina


A ponta do iceberg na SEMA Londrina, propinas do famoso cafezinho, para não fiscalizar problemas ambientais de grandes empresas a que ponto londrina chegou, um dos maiores escândalos também foi na SEMA algumas décadas atrás que tirou do poder o tio do atual prefeito Marcelo Belinati.
Fiscais bem remunerados dentro da SEMA, avisa o infrator e cobra cafezinho para outros funcionários da SEMA, ai nos temos reclamações na zona sul a décadas e nunca acha o infrator e depois tem uma promotora de meio ambiente envolvida em alguns casos , residuos jogados na cidade toda e a SEMA não cobra os grandes geradores resíduos sólidos e diversos técnicos de meio ambiente recém formados só com canudo.
A sorte mp  atuante, que limpe a SEMA e doa a quem doer, sejam presos os culpados de tudo.
http://www.paiquere.com.br/gaeco-investiga-ligacao-entre-operacao-vastum-e-password/

LAUDO RUIDO AMBIENTAL

Este laudo foi realizado nos setores da   BRF Londrina Central de Distribuição, localizada na Av. Saul Elkind   cidade industrial s/n sa...