segunda-feira, 28 de dezembro de 2009


No Paraná, dos 43 pontos de mar avaliados pelo IAP, 28 estão liberados para banho

Dados do segundo boletim de balneabilidade divulgado na sexta-feira (25) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostram que 28 dos 43 pontos avaliados estão liberados para banho. O último boletim, divulgado no dia 16 de dezembro, apontava 31 pontos em situação regular. Ou seja, agora são quatro pontos impróprios a mais, todos na Ilha do Mel: Praia do Farol, Praia de Fora, Praia Grande e um ponto em Encantadas. Em compensação, o ponto em frente ao Sesc de Matinhos tornou-se próprio para banho neste último boletim – no anterior, estava impróprio.

Em relação a 2008, os números dos dois primeiros boletins de 2009 são mais otimistas. O primeiro e segundo boletins do ano passado apontavam 35 e 32 pontos impróprios, respectivamente, dos 43 analisados.

Método - O procedimento utilizado na avaliação faz comparativo entre as últimas cinco amostras coletadas em 43 pontos analisados semanalmente. É considerado impróprio para a recreação o ponto que apresentar resultado superior a duas mil bactérias de Escherichia coli (E. coli) por 100 milímetros, ou quando duas ou mais amostras apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 milímetros.

Os pontos monitorados são aqueles que possuem maior fluxo de pessoas, e o perímetro considerado inadequado corresponde ao trecho 100 metros à esquerda e 100 à direita da bandeira de sinalização. O maior vilão da balneabilidade é o despejo de esgoto sem tratamento em rios e mares. Por isso, reforça o secretário, é fundamental que todos os proprietários de imóveis no Litoral cujo esgoto esteja em situação irregular procure a Sanepar para ser incluído na rede de coleta e tratamento.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o aumento dos pontos impróprios se deve ao sistema de tratamento de esgoto ineficiente e à baixa capacidade de retenção do esgoto por parte das fossas. “Enquanto essa situação não mudar, teremos de conviver com o problema”. Além disso, na análise de Rodrigues, o aumento do número de veranistas também contribuiu para o problema.

O secretário afirma ainda que o aumento de pontos impróprios também se deve ao fato de que a coleta das amostras foi logo após um período de chuvas. “As chuvas levaram o esgoto não tratado para o mar e isso colaborou para o resultado. Inclusive, orientamos as pessoas a só tomar banho de mar 24 horas após o período de chuvas”, conclui.

Com o resultado, os cinco pontos analisados pela IAP na Ilha do Mel são considerados impróprios – dois em Encantadas impróprios no boletim anterior seguem na mesma condição. Os demais são: um em Pontal do Sul e outro no Balneário Ipanema, em Pontal do Paraná; três no Balneário Riviera e um no Balneário Flamingo, e outro na Praia Mansa (Caiobá), em Matinhos; e um na Prainha e outro no Balneário de Barra do Saí, em Guaratuba.

Rios - Dos cinco rios analisados, três estão próprios para banho – anteriormente, eram apenas dois. Os rios liberados para o banho são o Rio do Nunes, em Antonina (que estava impróprio), o Rio Nhundiaquara (na altura do Largo Lamenha Lins) e o Rio Marumbi, em Morretes. Os rios impróprios são a Ponta da Pita, em Antonina, e o Nhundiaquara, em Porto de Cima, em Morretes. (Fonte: Gazeta do Povo/PR)

Nenhum comentário:

LAUDO RUIDO AMBIENTAL

Este laudo foi realizado nos setores da   BRF Londrina Central de Distribuição, localizada na Av. Saul Elkind   cidade industrial s/n sa...