sábado, 9 de abril de 2011

relatorio kurica

RELATÓRIO VISITA A KURICA SELETA AMBIENTAL
LOCALIZADA NA CIDADE DE LONDRINA
ENDEREÇO RODOVIA CELSO GARCIA CID KM 367
PROFESSORES - FATIMA E ANGELINA
ALUNO - LUIS FERNANDO DOS SANTOS EGIDIO.
1 TEC MEIO AMBIENTE
COLEGIO ESTADUAL OLYMPIA MORAIS TORMENTA.




A Kurica atua no resíduo domestico, Grande Geradores, Construção Cível , podas de galhos , industrial e saúde Também opera um aterro sanitário para resíduos inertes localizado no jd Leonor.. Cada CTR operando separadamente. Trabalha atualmente 60 funcionários,e possui uma área total 1,3 m2 localizado na região sul da cidade.

CTR COLETA DOMICILIAR E GRANDE GERADORES.
Kurica Seleta Ambiental tem a melhor estrutura para recolhimento de lixo em para área municipal e empresarial.
Atualmente, a empresa realiza a coleta municipal de lixo em Ibiporã. Lá, ela ajudou a implantar um sistema inédito de separação na fonte de três tipos de resíduos: orgânicos, recicláveis e rejeito. Desta forma, reduziu-se em mais de 50%o volume de resíduos depositados em aterro. A coleta de recicláveis aumentou em mais de 400% e todo resíduos orgânico passou a ser coletado separadamente e destinado ao processo de compostagem.
Em nível empresarial, a Kurica Seleta Ambiental atende os maiores shoppings, supermercados e outros grandes geradores na área de coleta e destinação de resíduos.

O destino final são fibras de nylon que vão para São Paulo para industria de vassouras.

O inerte vai para o Selva.

A mais uma unidade no jd Leonor onde fabrica Saco de Lixo.

O orgânico que não deveria vir mais vem vira adubo que e comercializado.

Um dos problemas a e os EPI inadequado,

A maioria dos trabalhadores não tem quase instrução trabalha ambiente insalubre


CTR CONSTRUÇÃO CIVIL.

E o maior gerador de resíduo de nossa cidade que vai para a Kurica,seus trituradores de resíduos dão origem a vários produtos como pedra e areia variadas e reaproveitamento do papel/papelao metais.

O custo que a Kurica cobra e de 50 reais por caçamba.

Seus principais clientes são construtoras e loteadores e empreiteiras de nossa região metropolitana.

O entulho vira areia e volta para a venda isto chama reengenharia reversa.

Não tivemos acesso a parte inicial da CTR da construção civil só a parte final.

O problema CTR construção civil muito próximo a ppa e esta começando alterar o relevo.

As caçambas não vem cobertas o que no trajeto perde muito resíduo e esta sobras acabam indo para galerias.

Existe três tipos de caçamba
Caçamba limpa
Caçamba mista
Caçamba não aproveitável


Deveria ser orientado segundo alguns funcionários da CTR o gerador separar cada um ex amianto não vir misturado agilizaria o processo e melhoria a produção podendo abaixar o custo.

CTR INDUSTRIAL

Na CTR Industrial que funciona , opera esta unidade de armazenamento e transbordo de resíduos industriais, como lâmpadas, baterias e resíduos contaminados com óleos e graxas, dentre outros.
Do local, é feito o encaminhamento dos materiais para aterros industriais e disposição final, de acordo com as mais rigorosas normas ambientais e de segurança.
O destino final e a cidade de Chapecó. Os motoristas não sabem o que fazer em caso de acidente em estrada falha.
Não posso considerar como uma CTR e sim como um deposito de cargas para baldeação para Chapecó.
CTR DE PODAS E GALHOS
A trituração de resíduos de podas de galhos e madeiramento em geral permite seu reaproveitamento para diversas aplicações: serragem, cavaco e outros produtos utilizados no processo de adubação natural e energia.
A Kurica Seleta Ambiental é responsável pelo recebimento e processamento dos resíduos de podas de galhos em Londrina , antigamente existia um contrato com a companhia energética estadual do Paraná, mais parece que este meio parado este contrato.
O cavaco é um item da madeira com ótimo aproveitamento em fornos e caldeiras. Neste segmento, ele ajuda a reduzir o desmatamento e dá excelente retorno energético a. Este item é aplicado em canteiros e jardins, para controle de pragas, manutenção da umidade no solo e adubação natural.
Na Kurica Seleta Ambiental, o resíduos da poda de galho também é misturado aos resíduos orgânicos que passam pelo processo de compostagem, dando origem a um adubo de alta qualidade para utilização na produção de todo tipo de planta
Esta CTR nenhum problema detectado.
Hoje na realidade vai todo que refere a madeiramento e podas e galhos para esta CTR. Melhor CTR de todas.
CTR RESIDUOS DE SAÚDE
Na CTR Resíduos de Saúde, são tomados todos os cuidados indispensáveis ao processo de contaminação. A auto-clave promove a inertização dos materiais e permite a disposição final, em nosso próprio Aterro Sanitário, em total segurança para o meio ambiente.
Não tivemos acesso então, não posso afirmar se e verdade.
O TRAJETO
Saindo do colégio com ônibus da til ate a leste-oeste queimadas deixadas pelo DER na região do Lago Norte poucas caçambas.
Da Leste-Oeste Ate Kurica Muito resíduos que poderia ser aproveitado na reciclagem e na CTR de podas na av Dez de Dezembro região Parque Arthur Thomas.
Na volta Muito Resíduos da construção civil jogado prox ao colegio em que estudo.
CONCLUSÃO
A visita em loco enriquece ao trabalho do técnico ambiental. Observei falhas do meu ponto de vista. Mais podemos dizer que e uma forma ambientalmente correta só no marketing, existe falhas grandes.
O problema também alem da Kurica e o grande gerador que não tem a política de contratar um técnico ambiental para fazer um projeto para impacto, deixando na mão de outra empresa, sem saber se ela esta destinando corretamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

PROFESSORES - FATIMA E ANGELINA
ALUNO - LUIS FERNANDO DOS SANTOS EGIDIO.
1 TEC MEIO AMBIENTE
COLEGIO ESTADUAL OLYMPIA MORAIS TORMENTA.
TEM CERTEZA DO QUE VIRAM NESTE LOCAL, POIS O MATERIAL NAO TEM DESTINAÇÃO DE NADA É TUDO EMPURRADO NO BURACO GESSO, AMIANTO, TACO, ISOPOR, CAVOCA ALGUMA PARTE DE LÁ PRA VER O MATERIAL QUE TALVEZ VOCE PAGOU PARA DESTINAÇÃO CERTEIRA NO BURACO

LAUDO RUIDO AMBIENTAL

Este laudo foi realizado nos setores da   BRF Londrina Central de Distribuição, localizada na Av. Saul Elkind   cidade industrial s/n sa...